segunda-feira, 19 de abril de 2010

liberdade precisa ser cultivada



Já somos livres, mas ainda não. Parece um jogo de palavras, mas não é. Trata-se de uma perspectiva muito interessante que pode ser explicitada de maneira simples a partir de uma frase: nem tudo o que temos já é nosso, por que carece ser conhecido e conquistado. É simples. Já parou pra pensar nos inúmeros talentos e habilidades que você possui, mas que ainda não desenvolveu por falta de cultivo? É disso que estou falando. Há talentos que só poderemos saber que os possuímos se fizermos alguma coisa para desperta-los. É processual, isto é, precisa de tempo, disciplina, projeto. Liberdade é semelhante a um talento. É um elemento constitutivo humano desencadeado à medida que o ser humano se esmera no processo de torna-lo real. Ao “tomar posse de si mesma”, a pessoa torna-se livre para ser o outro. Um movimento gera o outro, de maneira que serei mais pessoa à medida que for mais livre, e mais livre à medida que for mais pessoa, quando terei mais conhecimento da minha pessoa, do meu eu. O desafio humano da liberdade consiste em tomar posse do que se é, porém que ainda não foi totalmente alcançado.
Parece estranho, mas é simples. A liberdade que há em nós precisa ser libertada. Assim como a semente condensa todas as possibilidades da árvore que um dia virá, também o ser humano condensa em si inúmeras possibilidades que dependerão de atos que as desencadearão.

Bom semana a todos ;**

5 comentários:

  1. "Liberdade é semelhante a um talento" - gostei dessa frase, acho que você resumiu tudo em um texto só. Ficou lindo, de verdade. Pode ser estranho mesmo, mas ser livre é facil, o problema é que temos medo de arriscar.
    beijos ;*

    ResponderExcluir
  2. ficou lindo o texto Thainá, eu queria ser mais livre. Sinto que tenho liberdade pela metade, se é que isso seria liberdade ou um falsa impressão de ter liberdade! :*

    ResponderExcluir
  3. como já disse no outro post.. pra mim liberdade é ter asas, mas tem que amadurecer essa idéia, a liberdade tem que ser trabalhada!
    obrigada pela visita de vocês :D
    ;** flors

    ResponderExcluir
  4. Liberdade. Ta ai uma coisa que eu preciso cultivar, otimo post (:

    ResponderExcluir
  5. PUTZ, botou pra fuder! Sensacional o texto!

    ResponderExcluir

O que os meus descobridores pensam?