segunda-feira, 21 de junho de 2010

filosofando


Impulso, instinto, por que não? É assim que nós, seres racionais, agimos na maioria das vezes. O homem é um ser pensante, todavia, já nasceu com o instinto errante; não por maldade, mas por falta de conhecimento e experiência adquirida.
Por exemplo: Se alguém te perguntar se você roubaria 10 reais, eu acho que sua resposta seria não; porém, se o valor a ser roubado fosse de 1 milhão de reais, acho que sua resposta seria sim, ainda por cima se fosse pra ajudar alguém... O que estou querendo dizer é que nossas respostas mudam constantemente de acordo com a situação vivida e claro, depende dos seus conceitos morais e éticos, juntamente com o julgamento da sua consciência e da sociedade.
Toquei nesse assunto hoje, pois hoje eu tive uma aula de filosofia - adoro - e achei muito interessante.
Tem uma frase muito sábia, acho que vocês já ouviram: "O homem é momento". Ela esta certíssima, concordam?
Eu tenho os meu conceitos e conheço o que é certo e o que é errado, mesmo assim sou apta a errar e pecar sempre, mesmo assim eu posso continuar sendo uma pessoa boa. A situação vivida junto com minha reação para esta não poderá me julgar, não poderá dizer quem eu sou ou não sou.

Vou ficando por aqui, estou filosofando demais! kkkk
boa semana ;**

8 comentários:

  1. é, dizem que só nos conhecemos de verdade em momentos extremos...
    amo filosofia *-*

    ResponderExcluir
  2. Esse texto me lembrou de uma passagem do livro do Zusak:

    "Como o ser humano é contraditório.
    Um punhado de bem, um punhado de mal.
    É só misturar com água."

    ... e é bem isso mesmo, só que existem pessoas que realmente tem má índole.

    Discordo do texto quando diz:

    "...já nasceu com o instinto errante; não por maldade, mas por falta de conhecimento e experiência adquirida."

    Temos tantos exemplos de pessoas de um alto nível social e cultural, que com certeza adquiriram conhecimento e experiência do bem, mas praticam o mal porque já nasceu de má índole.
    Às vezes penso que cada um de nós já nasce com sua personalidade formada. Temos exemplos de filhos dos mesmos pais, criados de uma mesma forma, mas cada um tem sua maneira de agir, muitas vezes completamente diversa um do outro.

    Fazer uma coisa errada,como você falou,realmente não faz de você uma má pessoa, afinal, somos humanos, portanto, todos sujeitos a erros.


    Te deixo um sorriso, menina linda.

    .
    .

    ResponderExcluir
  3. é complicado qndo nos pegamos filosofando e por vezes é mais complicado ainda qndo os outros nao compreendem, ou mesmo qndo nem nos o entendemos.
    Adorei o seu blog.
    um grande abraço.
    OY

    ResponderExcluir
  4. Quem gosta de escrever normalmente gosta de ler e quem gosta de ler geralmente tem um desenvolvimento além do comum da mente, ela esta sempre perdida em pensamentos.
    Somos assim, que bom por isso ;)

    ResponderExcluir
  5. ooi suzi, gostei do seu ponto de vista em relação ao meu post, e olhando bem, sua opinião está certissima, não discordo, pois como podemos ver, e um exemplo claro são os nosso políticos ;x não que todos sejam 'maus', mas que sua maioria fazem coisas erradas, todavia, não podemos generalizar ne?
    e sim, tb acho que já nascemos com um certo carater formado, um exemplo de criação sou eu, eu sou gêmea, nem por isso minha irmã é igual a mim, temos o pensamento extremante diferente...

    enfim, obrigada por terem comentado :D


    ;** beijo lindas

    ResponderExcluir
  6. Tens Razão. Na verdade meia razão. Eu não roubaria um mihão de reais nem que fosse pra ajudar alguem, pois se fizesse isso estaria automaticamente prejudicando outra. E se mais pessoas tomassem a "minha" atitude para ajudar aquele que eu roubei um milhão de reais, teria que ter mais gente pra ajudar mais gente, pra roubar de mais gente! Entende?

    É uma reação em cadeia.

    é melhor eu parar por aqui. To filosofando demais.

    Bjo Bjo

    ResponderExcluir
  7. obrigada a todos pelos comentários..
    adoro quando alguem nao concordar muito com minha opinião, pois adoro reformular meus pensamentos através do de voces!
    ;**

    ResponderExcluir

O que os meus descobridores pensam?